terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Vai um antiácido ai????


Vai um antiácido ai ???


Hoje iremos falar sobre a importância de uma alimentação adequada para evitar aqueles desconfortos chatos no estômago e os cuidados que se deve fazer uso abuso dos famosos antiácidos.

Alguns de vocês já sentiram-se “empachados”, “estufados”, após a refeição? E aquela sensação de um “líquido voltando” que chamamos de refluxo?  Será que tem a ver com a alimentação???

A verdade é que comemos pelo bem prazer de simplesmente ingerirmos o que estamos com vontade de comer.
Quase ninguém se interessa pelo que acontece quando ingerimos um alimento depois que se levanta da mesa.
 E mesmo apresentando esses sintomas, mantém uma dieta desequilibrada.

É muito comum essas pessoas terem uma alimentação rica em frituras, café, refrigerantes, bebidas alcoólicas e doces, além de concentrar grandes volumes de alimentos em uma única refeição.
Dessa forma, o que irá acontecer é que haverá uma diminuição da pressão do esfíncter esofágico (músculo que controla a passagem dos alimentos), e “ aquele líquido” que é o  conteúdo gástrico irá voltar (refluxo).
O problema se agrava quando essas pessoas partem para a solução imediata que é o uso dos antiácidos.
Essa medicação tem como função neutralizar a acidez estomacal e, com isso, dar o alívio imediato para os sintomas de queimação. Mas, o seu uso prolongado, gera uma alcalinização do ph do estomago (que é naturalmente ácido), ou seja, o suco gástrico perde sua acidez e, assim, a digestão de proteínas, minerais (ferro), além de vitaminas como a B12 fica totalmente prejudicada. Com essa “diluição” do conteúdo gástrico, o alimento irá demorar mais tempo para ser processado no estômago, e isso irá gerar sensação maior de desconforto e empachamento (barriga parecendo um “tambor”).

Por isso é muito importante procurar um profissional que oriente adequadamente com relação a implementação de hábitos alimentares saudáveis para que os sintomas desapareçam realmente.
 Cuidados como:
- Ter uma alimentação fracionada em pequenas porções 4 a 5 x ao dia é fundamental;
- Evitar tomar líquidos, e principalmente refrigerantes, durante a refeição. Procurar esperar 1 hora para ingerir qualquer líquido.
- Evitar alimentos ricos em gordura, principalmente frituras em imersão.
- Evitar fazer refeição e logo depois deitar.
( Dentre outras orientações mais específicas para cada caso)
Não há milagre a DISICIPLINA é fundamental !!! Algumas medicações como os antiácidos somente irão mascarar os sintomas, e mantendo uma alimentação inadequada, conseqüentemente, a probabilidade de complicações gástricas serão bem maiores.

Pensem nisso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário