segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Leite: Mocinho ou Vilão

        
Olá a todos!! Hoje o post é sobre o leite: Existem muitos mitos sobre ele, e escrevi esse post para procurarem entender quais são seus benefícios e malefícios para o organismo.
Espero que gostem!!!
Acessem, repassem ,compartilhem!!
Grande bju a todos


          Presente na mesa da maioria da população, o leite e derivados sempre foram considerados alimentos saudáveis e completos para todas as idades. Embora sejamos os únicos mamíferos que, após desmame, ainda consumimos leite, a população mundial mantêm o hábito de consumir diariamente muitos derivados lácteos.

É indiscutível que o leite de vaca apresente uma série de nutrientes, entretanto, muitos destes, não são aproveitados com eficiência no nosso organismo. Se compararmos o leite humano ao leite de vaca, o que mais os diferencia, e por isso pode causar mais transtornos ao ser humano, é a composição de proteínas e o desequilíbrio entre os minerais.

O consumo dos laticínios é considerado relativamente recente (aproximadamente 6000 anos), o que explica o porquê de cerca de 75% da população mundial apresentarem intolerância à lactose, ou seja, dificuldade em digerir o açúcar do leite; e essa tem como causa diversos efeitos de ordem gastrointestinal (em graus variáveis) como flatulência, diarréia, dor e desconforto abdominais.

Além disso, não é somente a lactose que deve ser vista com cuidado, mas também as proteínas. Elas não são digeridas corretamente, assim, nosso corpo entenderá que há um agente estranho e irá procurar se defender, gerando assim um processo inflamatório, que dependendo do local que for instalado irá provocar reações como: dermatite, rinite, gastrite, sinusite, otite”. Diversos estudos já demonstraram existir mais de 25 frações protéicas alergênicas em leite de vaca.

O leite de vaca contém fatores imunológicos de ótima qualidade, mas para o bezerro. Esses fatores só funcionam para a mesma espécie. Mesmo que alguns destes fatores possam funcionar, serão destruídos pela armazenagem e fervura do leite.

O leite de vaca ainda possui uma quantidade bem maior de proteína que o leite humano, entretanto, essa proteína acidifica o pH sangüíneo, sobrecarregando o rim quando consumido em grandes quantidades e, ao contrário do que se imagina, aumentando a excreção urinária de cálcio.  Outro fator de desequilíbrio no leite bovino é a quantidade de cálcio que é 3 vezes maior que no leite materno. Isso acontece, pois há um desequilíbrio entre minerais que trabalham em conjunto com o cálcio. Já no leite humano há uma proporção adequada de cálcio e dos demais minerais, evitando microcalcificacoes. 

             Portanto, se analisarmos todas essas questões em conjunto, iremos perceber que hoje o grande problema do consumo do leite e derivados, é seu consumo desequilibrado, ou seja, em grandes quantidades, em detrimento de alimentos fontes dos outros minerais necessários para o equilíbrio orgânico. Esse desequilíbrio facilita as reações alérgicas, intoxicação e transtornos funcionais, inclusive osteoporose.

 Ao contrário do que se imagina o leite não é a única fonte de cálcio. A maior parte dos alimentos vegetais, - como os vegetais verde-folhosos, leguminosas e frutas -, tem uma proporção parecida com a do leite humano e uma sinergia com os demais nutrientes necessários para sua biodisponibilidade.  Por isso é fundamental o consumo diário desses alimentos para equilíbrio do nosso organismo. (Segue tabela abaixo)

Contudo, obviamente que um indivíduo saudável que não sofra nenhuma das patologias associadas ao consumo do leite e que sigam um estilo de vida saudável poderá consumir pequenas quantidades de laticínios fermentados, desde que este não produza reações adversas.


Nível de absorção de cálcio de alimentos vegetais:

- Vegetais de folha verde-escuros :86%
- Leite: 56%
- Amêndoas: 21%
- Feijões: 17%
- Espinafre cozido: 5%


Alimentos fontes de cálcio
Mg Cálcio
Leite de soja (200ml)
240mg
Tofú (100g)
120mg
Amêndoas (1∕3 xícara)
50mg
Semente de gergelim (10g: 1 c.sopa)
146 mg
Melado (1 c.sopa)
140mg
Sardinha (100g)
84mg
Siri (100g)
107mg
Queijo minas (1 fatia)
274mg
Laranja ( 1 unidade)
96mg
Couve (2 folhas grandes)
287mg
Goiaba (1 unidade)
50mg
Siri (100g)
107mg
Iogurte (200ml)
240mg
Grão de bico (1 colher sopa média)
94mg
Requeijão ( 1 c.sopa)
160mg
Lentilha ( 1 concha média)
37mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário