quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Os vários tipos de " leite" que o mercado oferece. Como assim?

Olá pessoal, hoje eu vou falar um pouco sobre os vários tipos de leite que estão aparecendo no mercado. O meu objetivo é que entendam um pouquinho as suas diferenças e benefícios.
Espero que gostem =)
Primeiramente precisamos explicar a diferença entre leite e bebidas de origem vegetal:
O leite (como o de vaca, de cabra) é uma secreção de cor esbranquiçada e opaca produzida pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos, fonte de proteínas, gorduras, colesterol, e cálcio. Já os leites de origem vegetal, são bebidas feitas a partir de grãos (soja, arroz, aveia ou quinua), fontes mais ricas em carboidratos, gorduras insaturadas, não tem colesterol, fontes de fibras, pobres em proteínas e a maioria são enriquecidas com vitaminas (A e D) e minerais (cálcio).
Começaram a ser desenvolvidas em função da alergenicidade da proteína do leite, e da intolerância que o açúcar do leite (chamado lactose) pode causar.
Para vocês entenderem um pouquinho, há uma diferença entre alergia e intolerância:
Alergia é um sintoma imunológico e tem relação com a proteína do leite (pode levar ao aparecimento de rosáceas, ou outros sintomas de pele por ex.); Já a intolerância à lactose, é a ausência da enzima (lactase) que ajuda no processamento da lactose. Dessa forma, o indivíduo que tiver a intolerancia, ao consumir derivados lácteos apresentará transtornos gastrointestinais (dores abdominais, náuseas, diarréias, cólicas intestinais, gases, entre outros).

As bebidas de origem vegetal são portanto, hipoalergenicas (com exceção da soja), sendo indicadas para os alérgicos ao leite e os intolerantes. Além disso, apresentam fibras prebióticas (aquelas que ajudam no funcionamento intestinal por " alimentar" as bactérias da flora intestinal) e não são fonte de colesterol (pois são de origem vegetal, e colesterol só tem em alimentos de origem animal). Os leites de origem vegetal com amêndoa, são fontes de gorduras Omega 3 e 6 (gorduras antiinflamatórias e que melhoram o perfil cardiovascular).

Hoje, vê-se que muitas pessoas estão consumindo mais bebidas de origem vegetal em função da alergenicidade da proteína do leite de vaca, e muitas pessoas apresentarem intolerância ao leite de vaca.
Muitas pessoas também relatam que acabam trocando por esses outros tipos de “leites” (bebidas de origem vegetal) por sentirem-se melhores em relação à digestibilidade e aos transtornos intestinais. Isso pode ter correlação com o desconhecimento que muitas pessoas podem ter algum tipo de intolerância e não sabem, simplesmente por que não se PERCEBEM.
A intolerância a lactose, por exemplo, é muito mais comum do que imaginamos
Aproximadamente 60 a 70% da população são intolerantes e não sabem.
Isso por que todos nós produzimos a enzima lactase, que irá digerir a lactose (açúcar do leite) até aproximadamente até os 3-4 anos (exceto os bebes que tem a deficiência congênita). Isso por que o leite materno contém lactose e somos amamentados até 1 ano aproximadamente. E por um processo natural de evolução essa enzima muitas vezes desaparece (OBS: Somos os únicos mamíferos que depois do desmame continuamos tomando leite, e não da nossa espécie). Por isso, é mais comum as crianças serem intolerantes.
Dessa forma, a minha contribuição é para que, primeiramente, reparem mais no seu corpo, e nos sinais e sintomas que ele nos dá constantemente. E evite a monotonia alimentar.
Hoje o grande problema do consumo do leite e derivados, é seu consumo desequilibrado, ou seja, em grandes quantidades, em detrimento de alimentos fontes dos outros minerais necessários para o equilíbrio orgânico. Esse desequilíbrio facilita as reações alérgicas, intoxicação e transtornos funcionais, microcalcificações, inclusive osteoporose.

TIPOS DE BEBIDAS VEGETAIS:

- Bebida de aveia: Gosto extremamente suave e levemente adoçicada. Apresenta textura mais densa que a bebida de arroz e é mais aceitável toma-lo puro ou com café. Mas também pode ser uma ótima alternativa para fazer vitaminas com frutas ou batido com cacau, ou misturado com cereal. Também pode ser utilizada em várias preparações como susbtituto do leite de vaca (ex: panquecas, bolos)
Atenção: Pessoas com sensibilidade ao glúten ou doentes celíacos não são indicados com o consumo da bebida de aveia.

- Bebida de arroz: Gosto extremamente suave e levemente adoçicado pelo próprio arroz. Tem um aspecto translúcido e paladar de  "água de arroz" levemente adoçicada. Algumas marcas, como a Amandin tem o sabor mais parecido com o leite de vaca. É uma bebida de fácil digestão. Pode ser aquecida e preparada com café ou cacau, mas fica melhor quando preparação de vitaminas ou misturada com cereal. Também pode ser utilizada em várias preparações como susbtituto do leite de vaca (ex: panquecas, bolos)

                  
                      - Bebida de quinua: Gosto mais acentuado, com leve amargor típico da quinua (cereal da região andina), mas misturado ao cacau consegue mascarar o sabor e a textura "lembra" um achocolatado.  A bebida por ser levemente aquecida. Por ser rica em omega 3, o ideal é não ferver a bebida, para evitar que perca as propriedades.


  
- Leite de arroz com amêndoas: Gosto suave, com leve realçe das amêndoas, que dão uma textura mais consistente à bebida. A bebida por ser levemente e rapidamente aquecida. Por ser rica em omega 3, o ideal é não ferver a bebida, para evitar que perca as propriedades. Muito rico nutricionalmente, extremamente antioxidante. 

Um comentário:

  1. Grande matéria Ju
    Mas quando o assunto é bebida de arroz, vamos combinar, sake é muito mais legal!!

    ResponderExcluir