quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Afinal, qual panela voce tem em casa? Veja quais são as melhores e as piores para sua saúde =)

Oláaaaaa =)
Eu de volta essa semana, mas agora falando sobre outro tema, mas também muito interessante.
Voces já pararam para pensar sobre a qualidade das panelas que voces tem em casa?
Se ela solta "alguma" coisa? Os cuidados que tem que ter????
Qual a melhor panela para se cozinhar?
Bom, estou aqui agora para falar um pouquinho sobre isso pois acho fundamental prestarmos atenção nisso.

                                           TIPOS DE PANELA
PANELA DE COBRE

O cobre é mineral conhecido desde os tempos remotos para fazer as famosas panela de cobre.
 A principal vantagem da panela de cobre é a economia no consumo gás, pois o calor é distribuído de maneira uniforme e não só no fundo da panela. Por isso que era muito utilizada para o preparo de doces.
Além disso não só distribuem o calor como o retém por mais tempo, daí a sua indicação para as frituras e para os serviços de réchaud.
Sua desvantagem é que o metal migra facilmente para qualquer alimento que entre em contato com ele. E consumido em pequenas quantidades, pode produzir náuseas, vômitos e diarréia. Já uma ingestão contínua pode provocar dores nas juntas, causar lesões renais e até cerebrais.
DICA: Compre utensílios de cobre com o interior revestido com antiaderente (politetrafluoretileno), aço inoxidável ou titânio - que diminuem a transferência do cobre para os alimentos.
 

PANELA DE FERRO
 
A panela de ferro  tem a vantagem é de ser resistente, ou seja não se deforma com o calor e conserva melhor a temperatura dos alimentos.
Como elas são pesadas e se mantêm quente por muito tempo.
E além disso, como o ferro da panela passa para os alimentos, tem ajudado na diminuição da anemia.
Entretanto, é muito importante evitar
guardar alimento junto com a panela, pois o ferro pode ser acumulado no alimento e causar problemas gastrointestinais.
DICA: Deve-se tomar cuidado ao lavar a panela. Quando esfregada vigorosamente com a esponja de aço, um tipo de ferrugem passa para o alimento, que depois de absorvida oxida gordura do corpo.

                                          PANELA DE ALUMÍNIO

Uma das mais ulitizadas por todo mundo, por ser mais barata e de fácil acesso, infelizmente a panela de alumínio é a menos indicada pelos, pois há estudos relatando a passagem de resíduos do metal deste utensílio para a comida.
O alumínio é facilmente migrado para o alimento. Sabe-se que esse metal é capaz de interferir nas células nervosas e causar doenças como o mal de Alzheimer. Além disso, pode desencadear diferentes processos metabólicos associados a doenças dos ossos, do sangue e neurológicas.
DICA: Para limpar a parte interna use uma esponja macia, em vez da de aço. Quando o material é polido ou agredido com ácidos como o vinagre, a camada de óxido de alumínio, que dificulta a passagem do metal para a comida, é removida.
Não deixe o alimento esfriar dentro da panela de alumínio, assim como a de cobre. Isto porque o sal e os ácidos reagem com as substâncias da panela e podem provocar a liberação de substâncias tóxicas. E mais: não guarde alimento dentro da panela de alumínio.

 
PANELA DE TEFLON (ANTIADERENTE)

Também muito utilizada, a panela de teflon foi a solução encontrada para não grudar mais muitas preparações como a panqueca. Tem a vantagem de não precisar de óleo para cozinhar e ser antiaderente, ou seja, não grudar na panela.
Massss, a panela de teflon têm um revestimento interno de politetrafluoretileno. É um plástico que solta-se com alguma facilidade, basta arranhá-lo com esponjas de aço, colheres e facas. Essa substância  não deve ser ingerida pois podem formar compostos cancerígenos.
DICA: Dê uma olhada em suas panelas? Estão muito arranhadas? Então é melhor trocá-las urgentemente.


 PANELA DE VIDRO

A panela de vidro é a preferida tecnicamente falando, pois os resíduos químicos não são transferidos para os alimentos.  Já os cozinheiros a preferem para fazer ensopados, devido à sua transparência a dosagem de líquidos fica mais fácil, mas tem um inconveniente: Quebram com facilidade, pois aquecem rapidamente.


PANELA DE CERÂMICA

As panelas de cerâmica, principalmente as de barro com superfície marrom brilhante, devem ter selo de qualidade que garanta que não são usados compostos à base de chumbo. Alguns produtos cerâmicos são elaborados com óxido de chumbo. O chumbo é altamente tóxico e o cádmio leva a problemas respiratórios
São panelas fáceis de cozinhar, não passam nenhuma substância tóxica para os alimentos. Entretanto são caras.
DICA: É uma excelente panela para ter em casa.

PANELA DE INOX
Para quem cuida da saúde e gosta de um alimento preparado adequadamente, a panela de inox também é uma excelente opção para ter em casa.
Por ter fundo triplo, atinge altas temperaturas mais rapidamente, além de ser uma panela resistente e de aparência bonita. O aço inoxidável, conhecido popularmente como inox, é composto por ferro, cromo e níquel. Demora a esquentar, mas também a esfriar.
Sua pequena desvantagem é que há uma pequena liberação de uma substância (níquel) nas primeiras preprações. Mas depois a panela pode ser utilizada tranquilamente pois é uma das melhores panelas para o cozimento.
DICA: Ao comprar a panela de inox, encha com água, e leve para aquecer por 30-40 minutos e depois jogue a água fora. Ela ficará levemente amarelada internamente. Já terá liberado níquel e estará pronta para o consumo.


E dica final: a esponja de aço inox não pode ser usada internamente em nenhuma das panelas!!!!

Espero que tenham gostado =)

Grande abraço

Qualquer dúvida estou à diposição!!
 








2 comentários: