terça-feira, 9 de outubro de 2012

O B E S I D A D E ?!?!? O GRANDE VILÃO!!!

Olá a todos!!!


Hoje vamo falar um pouco mais sobre O B E S I D A DE!!
Assunto interessante não?
Por definição, obesidade é o acúmulo anormal ou excessivo  de gordura corporal que pode prejudicar a saúde.
Assim, acho que todos já ouviram falar de pelo menos um desses problemas causados pela obesidade, como o aumento do risco de pressão alta, do diabetes, do acúmulo de gordura na região abdominal (pode ocasionar futuros problemas cardíacos e no fígado), além de dificuldades respiratórias, problemas para  locomoção e até mesmo a predisposição a alguns tipos de câncer.
Só isso....
Então, para não se correr o risco de ficar obeso vamos entender melhor como é que se pode ganhar tanto peso!
A obesidade pode ter várias causas associadas, geralmente há uma predisposição genética que em conjunto com fatores culturais e ambientais levam a um ganho de peso exagerado. Ressaltando que, a predisposição genética é sim um fato, mas contribui apenas com 25% para o desenvolvimento da obesidade, sendo assim ela precisa de mais do que isso para acontecer!!
Enfim, na verdade o princípio da obesidade nada mais é do que o desequilíbrio energético! Então, vamos entender como é que isso funciona.
Cada um gasta energia em intensidades diferentes e isso depende de muitos fatores!!! Muito mais do que o simples fato de se fazer ou não exercício físico, esse gasto energético depende de:
·         Peso;
·         Altura;
·         Idade;
·         Sexo;
·         Tipo de metabolismo;
·         Estresse;
·         Alterações no sistema imunológico (células de defesa) e inflamatórias;
·         Alterações hormonais (ex: tireóide, pâncreas - diabetes); 
·         Alterações gastrointestinais (Ex: Digestão ruim, intestino ruim);
e como não poderia faltar, também a...
·         Atividade física;
entre outras características individuais.
Para repor essa energia gasta é que comemos e aproveitamos as calorias dos alimentos, assim o desequilíbrio energético que causa a obesidade é justamente consumir mais calorias, que nada mais é do que energia, em maior quantidade do que se gasta, e já que não se gasta...ACUMULA-SE!
Hoje, consideramos a obesidade uma DOENÇA INFLAMATÓRIA!! Isso acontece por que nao consumimos alimentos fontes de NUTRIENTES, e sim fontes de CALORIAS VAZIAS (açúcares, gorduras saturadas, produtos industrializados), aliada a outros fatores gera uma descompensação (ou seja: grande bagunça) no organismo, podendo desencadear  várias complicações.
 
Mas como chegamos a esse ponto?
Já viram esse quadro abaixo? Isso chama-se  TRANSIÇÃO NUTRICIONAL.
                                  
Transição nutricional são as mudanças que acontecem ao longo do tempo como: as mudanças dos hábitos alimentares, sociais, econômicas, regionais (entre outros aspectos).  O grande problema é que com essas mudanças, as pessoas tornaram-se mais estressadas (trabalhando muito), mais sedentárias (sem tempo para nada) e as dietas se tornaram mais ricas em gorduras ruins, açúcares, alimentos refinados (mais práticas - tudo que tem na prateleira).
Ou seja:
Salgadinho + fast-food + biscoito + refrigerante + stress + comer rápido + sedentarismo: OBESIDADE!
 
                                    
 
Estamos imersos em uma  MONOTONIA ALIMENTAR. 
 
Comemos sempre as mesmas coisas, todos os dias.
 
Voces já perceberam isso?
 
E além disso, os alimentos ingeridos são SEMPRE aqueles mais fáceis e práticos de serem consumidos.
 
Mas por que não mudar?
 
Pelo simples fatos de estarmos sempre condicionados a fazer a mesma coisa.
 
A reeducação alimentar nada mais é que uma REPROGRAMAÇÃO do seu cerébro, ou seja dos seus hábitos. E por isso é tão difícil mudar!! E por isso que é tão importante manter-se no FOCO até que os hábitos sejam incorporados.
 
Dessa forma, que tal pensarmos que todas essas armadilhas para o  ganho exagerado de peso podem ser desarmadas por nós mesmos se mudarmos alguns pequenos hábitos ruins. A alimentação de cada geração é influenciada pela anterior, e esses maus hábitos acabam se tornando um ciclo que não tem fim se ninguém for capaz de criar um novo com bons hábitos. 
Então, que tal começar a pensar como vai a sua alimentação ?
 
Durante a semana observe 3 coisas em sua alimentação:
- QUALIDADE
 
           - QUANTIDADE
 
           - REGULARIDADE
 
Ainda deixo uma sugestão: Após toda essa reflexão sobre a importancia de tornar sua alimentação mais variada e saudável, que tal voce começar a por em prática e a cada semana experimentar um alimento novo?
 
Pode ser uma fruta, oleaginosa (castanhas), um peixe, vegetais folhosos ou legumes: Enfim, as opções são inúmeras!! E se ficar na dúvida, não deixe de procurar uma Nutricionista capacitada, pois com certeza ela te ajudará =)

     Abraços a todos
Att
Juliana Trevilini ( Nutricionista Funcional)
e  Daniela Rocha ( Estagiária em Nutrição - UFPR)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário