terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Conhecendo um pouco sobre Nutrição Funcional

Atualmente vem-se falando cada dia mais sobre alimentação. Os meios de comunicação exploram frequentemente esse tema em programas de tv, revistas, jornais, “bombardeando” o leitor com informações, muitas vezes controversas. Assim, o cidadão, que consome este material informativo, fica, invariavelmente preso num conjunto formidável de dilemas.

Por isso é imprescindivel que as pessoas aprendam a filtrar as informações e procure auxílio de um profisional, que irá orientar adequadamente a pessoa a ter uma alimentação saudável e alcançar o equilibrio corporal.

O Nutricionista Funcional procura restabelecer o equilíbrio e o bem estar do organismo a partir dos nutrientes necessários para cada individuo. A utilização deste nutriente é baseada em uma avaliação completa do paciente, sinais e sintomas, além de sua história genética. Diferente da nutrição clássica, a nutrição funcional trabalha com a individualidade bioquímica, isto é, cada organismo reage de uma maneira com determinado alimento, ou seja, um alimento que para uma pessoa é bom, para outra pode ser um prejudicial para seu equilíbrio orgânico.

Assim, para definir a melhor qual conduta seguir com o paciente, é necessário conhecê-lo profundamente. Podemos observar detalhes como, por exemplo, enxaqueca, que indica possivel sensibilidade alimentar. Ou utilizar outros instrumentos que avaliam indícios de uma nutrição desequilibrada.

Além disso, é fundamental que o profissional também trabalhe com a compreensão do paciente na mudança do comportamento alimentar, para que ele aprenda a desenvolver o comportamento magro, através da compreensão de sua história, correção de comportamentos e pensamentos disfuncionais , e dos hábitos alimentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário