sábado, 7 de abril de 2012

GLUTAMATO MONOSSÓDICO: Um vilão disfarçado

Olá, hoje o post será sobre uma substância que quase ninguém sabe oque é, mas muitas pessoas consomem: GLUTAMATO MONOSSÓDICO.

Voces já ouviram falar em GLUTAMATO MONOSSÓDICO?
Pois então, agora vocês vão conhecer um pouquinho mais sobre esse famoso vilão que a maioria das pessoas consome diariamente e pode afetar por demais a saúde.

O glutamato monossódico é um aditivo alimentar. Como bem sabemos, há muitos anos usamos ervas e temperos para melhorar o sabor dos alimentos, o açúcar e o sal para preservar e conservar alguns alimentos.
Com a industrialização, começou a aparecer no mercado vários produtos práticos  e prontos para o dia-dia, tais como os alimentos quase prontos na “caixinha”, fast-food, salgadinhos embalados (snaks), shoyu, sopas instantâneas, caldos e temperos, que contém inúmeros aditivos alimentares também utilizados para preservar os alimentos, melhorar o seu aspecto visual, sabor  e cheiro e  evitar que produto estrague com o passar do tempo.
Dessa forma o glutamato monossódico é um aditivo alimentar utilizado para realçar o sabor dos alimentos.

                                                                    


Você já se perguntou por que pessoas que consomem constantemente alimentos que contém essa substância tem o paladar alterado? Ou seja, frutas e verduras não tem gosto de NADA???
Isso acontece por que essa substância ( Glutamato monossódico) quando adicionada aos vários alimentos em forma de sal, realça o sabor, aumenta a percepção do doce e salgado, diminui a do amargo e azedo.
Ou seja, precisamos sempre adicionar sempre mais e mais sal, ou queremos cada vez mais alimentos com maior teor de açúcar.  Isso é bom?
Além disso, o consumo de alimentos que contém glutamato monossódico pode gerar neurotoxicidade e provocar lesão no hipotálamo (região do cérebro que ativa o centro da saciedade). Dessa forma, isso provocaria uma vontade maior de comer (hiperfagia).
O Glutamato também pode ser o grande causador de exanqueca para algumas pessoas que são sensíveis à substância. Por isso, a investigação é fundamental.

Para completar os "benefícios" para a saúde dessa substância, para as pessoas que são sensíveis ao glutamato pode acontecer também a síndrome do restaurante chinês, Já ouviram falar? Pelo consumo dessa substância, a pessoa pode ter sintomas como: sensação de aperto e queimação no peito, dores na cabeça, pescoço e ao redor dos olhos, sudorese, ondas de calor, e alterações do humor.
Por isso, minha dica é sempre procurar optar por uma alimentação mais saudável e evitar o consumo de alimentos industrializados.
Mas se isso for inevitável, olhe a rotulagem, procure um melhor produto dentro do possível ne?
Hoje já existem shoyus, catchups e molhos vermelhos sem glutamato monossódico.
E caso suspeite de uma possível sensibilidade ao glutamato procure um profissional especializado.
Cuidar da alimentação é fundamental para ter uma vida longa e saudável.
Grande abraço






Um comentário:

  1. OLa. Fujam do glutamato. Ele provoca Alzheimer. Antes de comprar molhos, caldos, sopas e etc leiam se há glutamato e vejam teor de sal e gordura, caso contrario serao sistema de engorda, perda de saude, e lá se vao as barrigas e pneus para homens, e culote, celulite, estrias, e gordura abdominal para mulheres. Melhor pensar. Sim, pratico na hora da fome, mas de vez em quando sem problemas, mas hábito é que torna-se ruim. Faça vc mesma sua sopinha e, por favor nada destes produtos para crianças.

    ResponderExcluir